Projeto Pedagógico

by Portal ICHPO
Published: 12/07/2018 - 15:24
Last modification: 20/04/2022 - 14:26

Como se observa na resolução n. 02/2004 do CONGRAD, “corresponde ao conjunto de orientações teórico – práticas e de ações sócio políticas e educacionais voltadas para a formação de profissionais numa determinada área do conhecimento, constituindo-se, por isso, no referencial básico de orientação para o desenvolvimento e avaliação do curso de graduação”

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia foi elaborado a partir das discussões realizadas no I Encontro de Qualidade Acadêmica realizado no Campus do Pontal em Ituiutaba nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2006. Nesse encontro foram abordadas questões referentes à criação da FACIP e ao processo de construção do projeto pedagógico como expressão do currículo dos cursos, assim como aspectos relacionados à avaliação numa perspectiva formativa e comprometida com o trabalho pedagógico.

 

Avaliação da aprendizagem e do curso

A aprendizagem do(a) discente será contínua, formativa e integrada ao fazer diário do(a) professoar(a), formativa e terá os seguintes objetivos:

a) compreender o processo de aprendizagem do(a) discente;

b) oferecer informações ao professor(a) e ao discente para mudanças ou referendamento dos procedimentos de ensino;

c) perceber o nível de aprendizagem individual e coletiva de cada conteúdo;

d) possibilitar a comparação do(a) discente com ele próprio no início, no decorrer e no final de cada período, para perceber sua evolução;

e) fornecer ao discente e ao professor(a) informações sobre o desempenho individual, para que possam tomar medidas em prol de uma melhor aprendizagem;

f) servir como indicador para avaliação institucional.

 

Instrumentos de Avaliação

- painel integrado; 

- prova escrita dissertativa;

- observação como instrumento;

- diário reflexivo;

- auto-avaliação;

- portfólio;

- trabalho monográfico;

- seminário;

- entrevista;

- conselho de turma;

- relatório e entre outros.

 

Avaliação do curso

O processo de avaliação sistemática do curso de dará ao final de cada ciclo de formação envolvendo todos os segmentos que dele participam: direção, coordenação, docentes, técnicos administrativos e discentes.

O Ciclo 1: os sujeitos como fazedores de história corresponde aos três primeiros semestres letivos e tem como objetivo analisar a educação e a instituição escolar, o pensamento pedagógico, os sistemas educacionais e a profissão docente e do gestor educacional em seus processos de construção histórico-social.

O Ciclo 2: multiculturalismo e o respeito pelo diverso compreende o 4º, 5º e 6º semestres letivos do curso e tem como objetivo analisar a cultura a partir de seus aspectos simbólicos e de seu papel na construção de identidades sociais e individuais, investigar cenários da educação, enquanto artefato cultural, considerando o contexto nacional e regional, na perspectiva do processo pedagógico que se deseja construir, re-conhecendo a diversidade brasileira como um fator a ser considerado no processo de ensinagem.

O Ciclo 3: tempos e espaços dialógicos em construção corresponde aos três (ou quatro, no caso do curso noturno) últimos semestres letivos do curso e tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência da docência em suas múltiplas dimensões, compreendendo a formação do pedagogo com uma visão de totalidade da complexidade do processo educativo.

 

 

Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia Pontal - Versão 2019

Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia - Versão 2007