Projeto Pedagógico

por Portal ICHPO
Publicado: 08/08/2018 - 10:46
Última modificação: 09/02/2021 - 13:04
 

O Projeto Pedagógico é uma proposta educativa produzida coletivamente no âmbito da Unidade Acadêmica, cuja finalidade é enunciar as diretrizes, os propósitos e os procedimentos adotados para a formação de profissionais em uma determinada área do conhecimento. Trata-se, portanto, do documento oficial de apresentação do curso.

Como se observa na resolução n. 02/2004 do CONGRAD, “corresponde ao conjunto de orientações teórico – práticas e de ações sócio políticas e educacionais voltadas para a formação de profissionais numa determinada área do conhecimento, constituindo-se, por isso, no referencial básico de orientação para o desenvolvimento e avaliação do curso de graduação”.

A Resolução nº 14/2019, do Conselho de Graduação aprovou a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em História, graus Bacharelado e Licenciatura, turno noturno, do Campus Pontal, com início no primeiro semestre do ano letivo de 2020.

Devido à alteração na estrutura curricular do Projeto Pedagógico (Versão 2020-1), em comparação ao projeto pedagógico anterior, ( Versão 2007-1 e 2011-1) tornou-se necessário definir a política de transição das turmas para o novo currículo, considerando que deverá garantir aos discentes que ingressaram no Curso de História até segundo semestre de 2019  o direito à integralização nos graus bacharelado e licenciatura.

Além desse direito garantido, a transição curricular a prevê a possibilidade do discente já matriculado integralizar o currículo no prazo previsto no atual PPC do Curso de História. O currículo em extinção (Versão 2007 e 2011-1)  será ofertado ainda por 07 (sete) semestres, contados a partir da aprovação da reformulação do PPC, a fim de permitir que os estudantes que estejam finalizando o curso possam fazê-lo sem prejuízo no tempo de integralização. Assim, será ofertado pela última vez no primeiro semestre do ano de 2023.

O discente poderá se adaptar ao currículo proposto utilizando as equivalências apresentadas nos documentos anexos.